sexta-feira, 27 de junho de 2008

Onde estão os líderes?

Pesquisas com grandes empresas que passaram por processos de "downsizings" - enxugamentos organizacionais, nos anos 80 e 90, demonstram que apesar dos esforços da busca pela lucratividade, muitas não conseguiram atingir seus objetivos e conseguintemente, não voltaram a crescer e algumas delas perderam o foco. De acordo com a pesquisa, isso se deu por falta de líderes em todos os níveis que tivessem a capacidade de operacionalizar as ações combinadas pela Direção.

Identificar líderes é um papel importante das organizações, porém percebemos que muitas falham nesse processo. Não basta apenas identificá-los e desenvolvê-los. É importante demonstrar que existe um valor histórico e sentimental que sustenta a liderança. O líder tem amor pela causa e por tudo que faz, encarando cada passo como uma ação importante na soma dos resultados em busca de algo maior, assim pode-se criar uma revolução de idéias, contagiando sua equipe, multiplicando seu conhecimento e preparando a todos para conhecerem a verdadeira essência da liderança.

Muitas pessoas valorizam os líderes apenas, por tomarem decisões difíceis, mas esse não é o ponto focal, o importante é a forma com que essas decisões são administradas e aplicadas nos ambientes cada vez mais competitivos e ávidos por mudanças. A liderança não é fácil, é verdadeiramente uma ciência aprendida no decorrer de uma vida inteira. Se um líder lhe disser que sabe tudo, não acredite, pois será a hora de reaprender tudo que se aprendeu, uma vez que todos os dias somos expostos a situações difíceis que exigem maturidade, experiência, conhecimento, humildade e até mesmo espiritualidade na busca do melhor caminho.Exatamente por esta complexidade que mistura conhecimento, experiência e coragem é que a busca por líderes tem sido difícil para algumas organizações. Encontramos colaboradores que preferem administrar seus contra-cheques, colocando-se numa linha de extrema passividade, evitando exposição, pois isso representa a possibilidade de desemprego. Assim aqueles que apresentam características positivas de liderança passam a ser acompanhados com mais atenção.Então aqui vai um conselho para aqueles administram de forma passiva seu contra-cheque. O que você tem feito para quebrar paradigmas? Qual a sua contribuição para a solução dos problemas existentes no seu setor? Vale lembrar que todos somos pedras brutas, necessitando lapidação. Portanto procure seu verdadeiro valor e demonstre-o a sua organização.

Nenhum comentário: