segunda-feira, 30 de junho de 2008

História da Semco

História
Anos 50
Fundada em 1953 pelo engenheiro austríaco Antonio Curt Semler, a Semco surge para atuar na fabricação de centrífugas para a indústria de óleos vegetais.
Anos 60
Aproveitando o crescimento da indústria naval no Brasil na década de 60, a Semco passa a atuar também na produção de bombas hidráulicas, bombas de carga, eixos e outros componentes da indústria naval.
Anos 60 a 80
Nesses 20 anos a Semco passa a equipar mais de 70% da frota naval nacional.
Anos 80
Ricardo Frank Semler, filho do fundador, assume o comando da empresa e promove uma série de mudanças.
- Nos anos 80 a Semco, direcionada a um único ramo industrial (naval) e devido ao baixo número de clientes (apenas estaleiros), diversifica seus negócios e adquire licenças de fabricação de outras empresas, como Philadelphia Mixer e Littleford Day.
- Com isso, em 1982, a Semco passa a produzir misturadores para a indústria química, farmacêutica, alimentícia e de mineração. Esta etapa é considerada o primeiro ciclo de mudanças realizadas por Ricardo Semler.
- Em 1984 a empresa passa a produzir equipamentos de refrigeração industrial, sistemas de ar condicionado, processadores de alimentos e outros equipamentos.
- Ainda em 1984 a Semco continua a diversificar seus serviços e adquire subsidiárias e empresas estrangeiras que estavam deixando o país, como a Hobart.
- No ano de 1986, a Semco muda o sistema de gestão centralizado e passa a atuar em quatro unidades estratégicas de negócios: Unidade Naval, Unidade de Equipamentos Industriais, Unidade de Refrigeração e Unidade de Bens Duráveis.
- A partir de 1989, todos os empreendimentos da Semco passam a ser desenvolvidos com o conceito de unidades de negócios. Isso oferece mais liberdade e também mais responsabilidade para os gestores e todas as pessoas das empresas.
Anos 90
Com o início da era da globalização, a Semco começa a ingressar em áreas de serviços inovadores. Com isso, mais uma vez, firma parcerias com empresas de renome no mercado internacional.
- Em 1992 é criada a ERM Brasil, empresa de consultoria ambiental.
- No ano de 1994 é criada a Cushman & Wakefield Semco para atuar no mercado de consultoria imobiliária e gerenciamento de propriedades.
- No ano seguinte foi criada a joint venture Semco Johnson Controls, para o gerenciamento de propriedades no setor industrial.
- A Semco RGIS é criada em 1998, para realizar inventários informatizados, voltados para redes de varejo.
Anos 2000
É criada a Semco Ventures, um braço do Grupo especializado em prospectar e desenvolver novos negócios.
- Em 2001, é criada a Semco Manutenção Volante, que realiza manutenção elétrica, civil e outros serviços. A empresa é caracterizada por realizar a manutenção não fixa em todo o país.
- Em 2002, o Grupo Semco participa como um dos acionistas fundadores da Tarpon Investimentos.
- Em 2005, a Semco estabelece sociedade com a Pitney Bowes, empresa líder mundial em soluções de gerenciamento postal de documentos.
- Em 2006, a Semco realiza desinvestimentos na ERM Brasil e Semco RGIS.
- Também em 2006, é criado o projeto de Bioenergia, que posteriormente deu origem à BRENCO (Brazilian Renewable Energy Company).
- Em 2007, a Tarpon Investimentos concluiu a listagem de suas ações na bolsa de Luxemburgo e na Bovespa, o que a tornou uma das primeiras gestoras de recursos do Brasil a acessar o mercado de capitais.

Nenhum comentário: